Tuinho Adventure

Minha foto
Santos, São Paulo, Brazil
Movido pela natureza, a espera de novas aventuras

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Remada equivocada

   Eu recebi um convite inusitado da Canoa Brasil, a guardaria de barcos que deixo o meu caiaque. O grande canoísta Fabio Paiva, proprietário da guardaria e construtor dos barcos Opium, do qual possuo um modelo Rider, está querendo fazer a integração dos remadores com eventos regulares. Para teste elegeu a volta as Ilhas em São Sebastião. O percurso seria contornar a Ilha das Couves e dos Gatos, saindo da praia do Barra do Sahy, dando um total de 18 km. Eu nem pestanejei, aceitei na hora, por R$25,00 um passeio desses, incluindo o transporte do barco em carreta adequada, local para tomar banho e vaga para mim no carro. Tudo que eu queria para sair do tédio de só remar nas águas sujas de Santos.



A super carreta da Canoa Brasil.


Mais carros nos acompanharam, alguns foram direto de São Paulo.



Desembarcando em Barra do Sahy.



Grande Tuinho, meu caiaque, navegador dos 7 mares.


Prontos para o passeio.


   Dois colegas estavam adiantados, começaram a remar saindo para o lado direito da praia, eu entrei na água e comecei a remar sentido ilha, pensei comigo, deixa eu me adiantar que logo essa turma me passa e eu fico a ver navios.



   Eu segui para o lado direito da ilha, de quem avista da praia. Contornei ela sentido anti-horário, e logo avistei a Ilha dos Gatos, que fica bem atrás. Segui pelo lado direito da Ilha dos Gatos, e contornando-a, avistei outra ilha. Achei meio longe, mas como haviam falado que era 18 km o percurso total, fui seguindo em direção a ela, achando que estava indo para as Couves. Erro total de navegação, como pude fazer isso, ando a tanto tempo de barco, já passei na região algumas vezes indo da Ilha Bela para Santos, e vice versa. Bom, sai as 10 da manhã aproximadamente, quando era quase 1 da tarde cheguei a tal ilha. Cheguei até lá, e fiz o seu contorno, só depois disso olhei para trás, não vi nenhum caiaque, e não iria ver tão cedo. Conversando com pescadores descobri que estava no Montão de Trigo. Durante o percurso estava achando alguma coisa errada, o tempo de navegação exageradamente demorado, e o fato de ninguém ter me passado ainda. Mas a empolgação me fez remar, remar, remar... sem olhar para trás. Voltando fiz uma pausa para um lanche e hidratação, foi a única oportunidade que tive de tirar uma foto, fiquei receoso de estar boiando e tirar fotos com uma maquina sem ser a prova de água, afinal de contas num caiaque qualquer marola sem você estar em movimento e segurando o remo, pode te virar facilmente. Arrisquei, tirei uma rapinho, depois vi que não ficou boa, paciência, um dia ainda volto lá para curtir mais.


   A volta foi algo espetacular, as formações vindas de leste me fizeram surfar a maior parte do tempo, perecia que tinha ido a remo e estava voltando a motor. Cumpri o horário combinado, as 3 da tarde estava na praia. Todos peguntaram onde eu estava, falei que errei o caminho e fui parar no Montão de Trigo. Acho que pelas caras que fizeram não acreditaram, mas tudo bem, o Fabio disse que devo ter remado uns 30 km.

3 comentários:

  1. Muito boa a história Gu. Sua cara uma aventura dessas. Espero conseguir te acompanhar um dia!! Que venham outras então!!!

    ResponderExcluir
  2. Salve Gusta! Confesso que fiquei preocupado pois, desde o início não tínhamos noção para aonde vc tinha ido. Depois, pensando em sua experiência,tranquilidade,calma e intimidade com o mar...fiquei mais tranquilo. Mas, que foi engraçado ver vc chegando do Montão foi viu? rzrzrz...
    Como falou nosso amigo Sardinha... mais que a remada, foi a oportunidade de conhecer melhor tanta gente legal! Concordo e vamos fazer várias outras, fazendo parte do circuito OPIUM ADVENTURE. Forte abraço e gostei muito do seu blog. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Fábio muito obrigado por esta oportunidade de integração, estarei pronto para outras. Aos poucos vejo como a canoagem está transformando o meu cotidiano, tenho me tornado mais calmo, aproveito melhor os momentos. Esta oportunidade de estar entre amigos em contato com a natureza é fonte de inspiração e renovação. Abraços !!!

    ResponderExcluir