Tuinho Adventure

Minha foto
Santos, São Paulo, Brazil
Movido pela natureza, a espera de novas aventuras

domingo, 26 de junho de 2011

Passeio Treino ao Vale do Quilombo.

   Meus colegas de pedal a muitos anos comentam sobre o Vale do Quilombo, porém a oportunidade de ir nunca aparecia. Recebi uma ligação do Marcos Taguchi, biker de MTB das antigas, me convidando para este passeio, nem pestanejei, respondi sim na hora. Combinamos de nos encontrar em frente ao prédio na Alfândega no centro de Santos. A idéia era atravessar a barca até Vicente de Carvalho, pois assim alguns quilômetros são economizados.



   Eu também nunca havia feito esta travessia de barco, para minha surpresa a estrutura é boa, o barco é fechado, com bancos para os passageiros e local para guardaria de bicicletras.



   Eu aproveitei a ida para fazer uma coisa que não tenho costume de fazer nos passeios perto de casa, apenas quando viajo para longe é que tiro fotos, pretendo mudar e começar  também a registrar as belezas que cercam a minha região. Canal de Bertioga sendo atravessado pela Rodovia Piaçaguera.



   Segue mais fotos do trecho de asfalto.











   Quilombo é um bairro localizado na parte continental da cidade de Santos. É o mais extenso da cidade e um dos menos habitados. Abrange o Vale do Quilombo, uma área de 20 quilômetros quadrados que reúne espécies raras da mata atlântica, muitas árvores frutíferas, uma diversificada fauna de animais de grande e pequeno porte, rios com águas cristalinas e algumas ruínas históricas.



   A partir deste ponto são 8 km de estrada de terra. Só curtindo a natureza. Esta área fica compreendida entre a cumeada da Serra do Morrão, nos limites com os municípios de Cubatão e Santo André (ao norte), com Mogi das Cruzes (ao norte e leste), e Bertioga (a sudeste), a cumeada da Serra do Quilombo (ao sul) e o Estuário de Santos (a oeste).

















   A partir deste trecho termina a parte pedalável, pelo menos para mim. Taguchi não quis se separar de sua bicicleta. Eu encostei a minha no mato e segui a pé.



   Chegamos num ponto onde forma uma piscina natural. Nesta época do ano não pudemos aproveitar muito, a água estupidamente gelada me fez nadar apenas poucos minutos.


   Na volta o espírito competitivo prevaleceu, andamos bem forte, um ótimo treino para aquecer a volta, que foi de baixo de chuva.

3 comentários:

  1. muito bom esse passeio pelo vale do quilombo!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o passeio que vcs fizeram para o Rio Quilombo, interessante a travessia de barco, a maioria vai pela balsa ou pela rodovia por Cubatão.

    Belas fotos e relato, parabéns Gustavo!

    ResponderExcluir
  3. Isso aí Vini, o Taguchi que comentou sobre esta possibilidade de travessia, eu curti, sempre é bom variar os caminhos, abs.

    ResponderExcluir